CHARGES

Charge e sua função social


As charges são muito utilizadas para fazer críticas de natureza política. São normalmente publicadas em jornais ou revistas e conseguem atingir um vasto público. Para interpretar o significado de uma charge, é necessário estar a par dos acontecimentos políticos nacionais e internacionais.

Uma charge desde muito tempo é reconhecido como um poderosos instrumento de comunicação sócio-político e teve grande importância na história recente do Brasil.

O reconhecimento do potencial da charge, enquanto fenômeno de grande alcance de comunicação, concretizou-se com o processo de transformação tecnológica. Baseado nos personagens-tipos nas charges:o Juca Pato, de Benedito Bastos Barreto, e Zé Marmiteiro, criação de José Nelo Lorenzon, na imprensa paulistana no século XX.

Figuras que surpreendem pela ironia de seus autores,contribuíram para estabelecer respaldados nos efeitos da comoção e afetividade despertados nos leitores, valores culturais e comportamentais, ratificando o papel da caricatura na imprensa, ao desvendar as relações do poder tanto na esfera do relacionamento cotidiano e urbano, quanto na política nacional.





A charge é de fácil, e rápida leitura e compreensão, traz aos leitores a consciência dos problemas sociais que afligem o país. Temas como educação, saúde, segurança e política são diariamente retratados.

Charge: Myrris / Ivan Cabral / Peu
Charge - OpenBrasil.org